Org. Administrativa e Pedagógica

Organização Administrativa

Gestão Compartilhada
Na gestão Compartilhada o poder decisório e as responsabilidades inerentes a instituição educacional não se limitam a Direção, tornam-se compromisso de toda comunidade escolar, representada pelo Corpo Docente, Conselho Escolar, Associação de Pais e Mestres - APM e demais integrantes. Essa parceria possibilita mais autonomia frente às decições a serem tomadas tanto no que se refere a estrutura física, pedagógica e recursos financerios proveniente de verbas governamentais quanto na realização dos objetivos e das metas propostas.


Diretora: Maria Valderez Moraes

Vice- diretora: Andreia dos Santos Gomes

Supervisora Pedagógica: Valdívia de Lima Pires Egler

Supervisor Administrativo: Jairo Antônio de Andrade

Chefe de Secretaria: Raquel Lucas da Silva

Conselho Escolar

Constitui um colegiado, de natureza consultiva e deliberativa, sendo órgão máximo desta unidade de ensino com presente regimento, repeitada a Legislação vigente e a Regulamentação do Conselho de Educação do Distrito Federal.
Foram eleitos para o biênio 2011/2012, após eleição interna, os seguintes membros:

* Presidente: Luciene Barros Gouveia de Azevedo  (Segmento Pais)

* Vice- presidente: Antônia Ednalva Aurélia Santos ( Segmento Pais)

* 1° Secretária: Maria Consuelo da Silva Temóteo (Segmento Professores)

* 2° Secretária: Cleide Regina F. Nunes (Segmento Assistente à Educação)

Suplentes:

* Plínio César Lage de Oliveira (Segmento Pais)

* Ana Josefa Guimarães Bastos  e Gilvana Roriz F.  Araújo (Segmento Professores)

*Ivonélia de Sousa Ferreira de Lima (Segmento Assistente à Educação)




Associação de Pais e Mestre - APM

Entidade civil, sem caráter lucrativo, que tem como objetivo essencial integrar o poder público, a nossa escola e famílias, na busca de um desempenho mais eficiente no processo educativo.
Essa associação atua em caráter bienal sendo a atual diretoria composta pelo seguintes membros:

·         Presidente da Associação: Jucilene Oliveira Ferreira (Segmento dos Pais);
·         Vice presidente: Mônica Patricia Oliveira Brasil (Segmento dos Pais);
·         1° Tesoureira: Katia Falco (Segmento Professores)      
·         2°Tesoureiro: Luiz Carlos Almeida (Segmento Pais)    
·         ­1º Secretário – Valdívia Pires Lima Egler  (Segmento dos Professores);
·         2º Secretário – Luisa Carneira dos Santos Sousa (Segmento Assistente à Educação)


Conselho Fiscal da APM

* 1° Titular: Priscila Caroline do Carmo Caldas (Segmento Pais)
* 2° Titular: Mércia Gomes Oliveira de Carvalho (Segmento Pais)
* 3° Titular: Dagmar Maria Paixão Machado (Segmento Pais)
 Suplente:Celismar Flávio Ramiro (Segmento Pais)

Conselho de Segurança:

      O conselho é um órgão autônomo, formado por representantes de todos os segmentos da comunidade escolar, com o apoio de órgãos públicos. Sua atribuição é identificar, discutir e sugerir medidas às autoridades competentes relativas aos problemas de segurança dentro da escola e no perímetro escolar.

Apoio Administrativo:

Assistentes  de Educação Serviços Gerais:

·         Cleide Regina Ferreira Nunes
·          Laurenir Rodrigues de Sousa 
·         Luísa Carneiro dos S. Sousa
                                           
Assistentes de Educação Copa e Cozinha:
·         Maria José Soares

Assistentes de Educação Conservação e Limpeza  
·         Ivonélia de Sousa Ferreira  
·         Dagmar Campos 
·         Graça de Fátima B. Santos                                 
Asistentes de Educação  Vigilância:
·         Francisco Soares de Matos 
·         Jonas de Sousa Palmeira  
·         Pedro Lima Dias
                                                          
 
Recursos Físicos 

            O Jardim da Infância da 308 Sul está abrigado numa construção que comporta quatro salas de aula para atender aproximadamente 200 alunos, com mobiliário adequado para atender alunos de 4 e 5 anos.
            Os recursos físicos são distribuído da seguinte forma:
·         Direção;
·         Sala de jogos pedagógicos;
·         Banheiros para o administrativo;
·         Sala dos professores;
·         Auditório com aparelhos para trabalhar a psicomotricidade;
·         Refeitório;
·         Área de serviço;
·         Pátio interno com jardim;
·         Quatro salas de aula, com banheiros e áreas externas individuais gradeadas;
·         Parque;
·         Casinhas de bonecas;
·         Piscina e espelhos d’água;

Recursos Didáticos/ Pedagógicos

                 A escola possui um abrangente conjunto de recursos pedagógicos que dão suporte ao desenvolvimento das atividades as quais se propõem o corpo docente, em consonância com o corpo discente deste Jardim.
·         TV;
·         Vídeo cassete;
·         Aparelho de DVD;
·         Aparelho de som;
·         Retroprojetor;
·         Projetor de slides;
·         Biblioteca ambulante;
·         Biblioteca: Estante com livros no pátio interno e nas salas de aula;
·         Jogos pedagógicos;
·         Estante com histórias em cartaz;
·         Empanada para apresentação e peças teatrais;
·         Fantoches diversos;
·         Estantes com jogos e brinquedos pedagógicos nas salas de aula;
·         Casinhas de bonecas nas salas e no pátio;
·         Quadro de giz na área externa das salas;
·         Big brinquedo de plástico, no pátio interno da escola
·         Parquinho;
·         Bandinha (instrumentos musicais);
·         Aparelhos para psicomotricidade;
·         Mini cesta para basquete;


Organização Pedagógica 

Educação Infantil

            A Educação constitui a primeira etapa da Educação básica, conforme artigo 29 da LDB tem por objetivo “o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, completando a ação da família e da comunidade. E deve cumprir duas funções indispensáveis e indissociáveis: educar e cuidar”. (RECNEI, 2002 p.20).
            O Jardim de Infância da 308 Sul tem sua organização pedagógica baseadas nas diretrizes da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal – SEE- DF, atende duas etapas da Educação Infantil, 1º e 2º períodos (pré-escola) nos turnos matutino e vespertino.
            Nossas turmas permanecem por cinco horas na escola, sob a responsabilidade de um professor, que cumpre 40h de trabalho semanal, em jornada ampliada.
            Diariamente os alunos são inseridos numa rotina que contempla brincadeiras no espaço interno e externo, hora do conto, roda de conversas, atividades diversificadas (organizadas de modo que todos os alunos participem), higiene (cuidados com corpo), atividades em grupo, além de, correlacionar a teoria/prática por meio de projetos e participação em eventos artísticos- culturais, saídas a campo, participação de campanhas que contextualizam a prática pedagógica.
            Todas as atividades de ensino desenvolvidas por este Jardim estruturam-se em ações curriculares, na medida em que se voltam para a formação humana como um todo.
            O conhecimento é visto sob uma perspectiva construtivista e as aprendizagens se dão por meio da contextualização e significância das mesmas, o trabalho com projetos favorece essas aprendizagens, por possibilitar o desenvolvimento de atitudes investigativas de forma lúdica.
            A formação de valores permeia nossas ações  e deve ser constante no dia-a-dia da criança. Auto-estima, cooperação, solidariedade, respeito ao próximo, compreensão e aceitação da diversidade, tolerância, senso de coletividade, responsabilidade e cumprimento de regras, aos poucos, vão se construindo através das inter-relações entre as crianças e delas com os adultos, estruturando parte do ser, do conviver e do fazer.
            Cabe a escola, para atender as expectativas das crianças, tornar-se lugar dinâmico, de movimento, de atividade, da expressividade nas mais distintas manifestaçõe, assumindo seu compromisso social e estimulando o “aprender a aprender, o aprender a ser, o aprender a fazer e o aprender a conviver” e o desenvolvimento de suas potencialidades.


Atendimento aos Alunos Portadores de Necessidades Educacionais Especiais – ANEE

Em nossa escola atendemos  alunos portadores de necessidades educacionais especiais, que recebem um tratamento cuidadoso para que consigam caminhar dentro de sua turma, respeitando suas limitações e o ritmo próprio de cada um,  com o compromisso e a responsabilidade de que essas crianças  não se sintam excluídas no contexto de aprendizagem e no convívio social e tenham prazer na busca do conhecimento, a medida que se apropriam do  ambiente escolar.
Atuando frente às possibilidades educacionais e de aprendizagem de cada aluno pressupõe-se que a escola viabilize ações, quando necessárias, apropriadas às peculiaridades de cada aluno, de modo a favorecer a efetiva participação e a integração dos mesmos; como:
·         Favorecer a participação nas atividades escolares;
·         Agrupar os alunos de maneira que se facilite a realização de atividades em grupo e se incentive a comunicação e as relações interpessoais;
·         Encorajar, estimular e reforçar a comunicação, a participação, o sucesso, a iniciativa e o desempenho do aluno;
·         Organização dos períodos definidos para o desenvolvimento das atividades previstas;
·         Introdução de atividades alternativas e/ ou diversificadas, além das planejadas para a turma;
·         Flexibilização e dinamicidade do Currículo;
·         Atuar no sentido de eliminar sentimentos de inferioridade, menos valia e fracasso.

Organização Curricular 

            A dimensão pedagógica do processo de aprendizagem escolar está vinculada ao currículo, organizado para orientar as ações docentes e referenciar os conteúdos a serem trabalhados dentro da perspectiva de cada modalidade de ensino.
            A organização curricular tem como fundamento na prática pedagógica os princípios e valores emanados:
                             Constituição Federal;
                            Currículo da Educação Básica das Escolas Públicas do Distrito Federal – Educação Infantil 4 e 5 anos- 2008;
                              Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil – Volumes I, II e III;
                             Lei de Diretrizes e Base da Educação.

EDUCAÇÃO INFANTIL
            O currículo, enquanto instrumento norteador do trabalho pedagógico, a ser realizado deve proporcionar à criança o desenvolvimento de competências através de uma aprendizagem significativa.
            Sendo a Educação Infantil uma modalidade de ensino na qual os objetivos estão voltados ao desenvolvimento social, cognitivo, emocional, físico, psicomotor do aluno, o currículo deve ter possibilitar uma  visão holística da criança, mostrando os conteúdos de forma interdisciplinar e aliado à sua função social na vida do indivíduo, apresentando três objetivos básicos:
·         Construção da identidade e da autonomia.
·         Interação e socialização da criança no meio social, familiar e escolar.
·         Ampliação progressiva dos conhecimentos de mundo.
            Abrangendo estes objetivos, o currículo de educação básica da educação infantil divide-se em dois âmbitos de experiências: Conhecimento Pessoal e Social e  Conhecimento de Mundo, divididos entre os seguintes eixos:

·         Identidade e Autonomia:
            Fazem parte das atividades desenvolvidas neste eixo, o brincar, a participação em pequenas tarefas do cotidiano que envolvam ações de cooperação, respeito, combinados de algumas regras, identificação de pertences pelo nome, resolução de problemas por meio do diálogo, jogos, brincadeiras e  músicas, que propiciem a interação entre os alunos e seus pares e com os adultos, estreitando  vínculos afetivos, de modo que se contribua para novas aprendizagens e que se leve os alunos a sentirem-se autônomos,  integrantes e influentes nesse espaço coletivo, que é a escola.

·         Movimento:
É contemplado pelo projeto de psicomotricidade desenvolvido em parceria com os alunos de educação física  da UNB, em momentos de atividades livres no parque e em sala de aula, além de atividades  coordenadas e orientadas pelo professor, que envolvam o corpo (movimento/ música).

·         Artes Visuais:
Abordam projeções em vídeos e slides, dramatização, manipulação de diferentes instrumentos como lápis, pincéis, giz colorido, tinta, retalhos, gravetos, sementes, diversos tipos de papéis e texturas usados na elaboração do fazer artístico, modelagem, colagem, além da utilização do próprio corpo para expressar suas experiências, idéias e sentimentos.
Práticas que ampliem o processo de apreciação, produção e criação em artes visuais são realizadas como: visita a exposições e espetáculos teatrais, práticas de leitura e releitura de imagens, etc..
·         Linguagem Oral e Escrita:
As atividades são pautadas em quatro práticas: o saber escutar, o saber falar, o saber ler e o saber escrever. Eelaborar listas, produzir textos coletivos e de próprio punho, as rodas de conversa e de histórias, músicas e cânticos, os relato de acontecimentos, o contato com diferentes portadores de textos, o projeto Corujinha, as seqüências de atividades com o nome e práticas de leitura e escrita espontâneas fazem parte das práticas pedagógicas relacionadas a este eixo.

·         Conhecimento Lógico- matemático:
O trabalho com esse eixo envolve contagem oral, agrupamento, classificação, seriação, e resolução de situações problemas através de atividades lúdicas que envolvam grandezas, medidas, noção de tempo/ espaço, formas geométricas.

·         Natureza e sociedade:
Visa a participação  em eventos culturais e atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções, que digam respeito às diferentes tradições de sua comunidade, saídas a campo para contato direto com  a natureza: visita ao Zoológico, parques, jardins, exposições. Projetos sobre meio ambiente, observação de seres vivos nas mediações da escola e jardins internos da escola.
O trabalho pedagógico deve contemplar tais eixos e estabelecer estratégias didáticas que propiciem o alcance de seus objetivos, bem como o favorecimento de relações da criança com seus pares e com objeto de conhecimento de forma significativa, considerando seus saberes prévios, sua história de vida e sua cultura familiar e social.
  
Corpo Docente 
Coordenadora Pedagógica: Elisvânia Amaro da Silva

Professoras:


·         Andrea Maria Guimarães Trois
·         Katia Falco
·         Ana Josefa Guimarães Bastos
·         Gilvania Roriz Fernandes de Araújo
·         Katia Maria Araújo Monte
·         Aline Cordeiro Lopes
·         Sônia Maria Silva de Moraes Rêgo Reis
·         Márcia Rita Coelho Bittencourt Cavalcanti
 ·        Maria Consuelo da Silva Temóteo (Professora responsável pelo Projeto Corujinha)