Organização Administrativa
Gestão Compartilhada
Gestão Compartilhada
Na gestão Compartilhada o poder decisório e as responsabilidades inerentes a instituição educacional não se limitam a Direção, tornam-se compromisso de toda comunidade escolar, representada pelo Corpo Docente, Conselho Escolar, Associação de Pais e Mestres - APM e demais integrantes. Essa parceria possibilita mais autonomia frente às decições a serem tomadas tanto no que se refere a estrutura física, pedagógica e recursos financerios proveniente de verbas governamentais quanto na realização dos objetivos e das metas propostas.
Diretora: Maria Valderez Moraes
Vice- diretora: Andreia dos Santos Gomes
Supervisora Pedagógica: Valdívia de Lima Pires Egler
Supervisor Administrativo: Jairo Antônio de Andrade
Chefe de Secretaria: Raquel Lucas da Silva
Conselho Escolar
Constitui um colegiado, de natureza consultiva e deliberativa, sendo órgão máximo desta unidade de ensino com presente regimento, repeitada a Legislação vigente e a Regulamentação do Conselho de Educação do Distrito Federal.
Foram eleitos para o biênio 2011/2012, após eleição interna, os seguintes membros:
Foram eleitos para o biênio 2011/2012, após eleição interna, os seguintes membros:
* Presidente: Luciene Barros Gouveia de Azevedo (Segmento Pais)
* Vice- presidente: Antônia Ednalva Aurélia Santos ( Segmento Pais)
* 1° Secretária: Maria Consuelo da Silva Temóteo (Segmento Professores)
* 2° Secretária: Cleide Regina F. Nunes (Segmento Assistente à Educação)
Suplentes:
* Plínio César Lage de Oliveira (Segmento Pais)
* Ana Josefa Guimarães Bastos e Gilvana Roriz F. Araújo (Segmento Professores)
*Ivonélia de Sousa Ferreira de Lima (Segmento Assistente à Educação)
Associação de Pais e Mestre - APM
Entidade civil, sem caráter lucrativo, que tem como objetivo essencial integrar o poder público, a nossa escola e famílias, na busca de um desempenho mais eficiente no processo educativo.
Essa associação atua em caráter bienal sendo a atual diretoria composta pelo seguintes membros:
Essa associação atua em caráter bienal sendo a atual diretoria composta pelo seguintes membros:
· Presidente da Associação: Jucilene Oliveira Ferreira (Segmento dos Pais);
· Vice presidente: Mônica Patricia Oliveira Brasil (Segmento dos Pais);
· 1° Tesoureira: Katia Falco (Segmento Professores)
· 2°Tesoureiro: Luiz Carlos Almeida (Segmento Pais)
· 1º Secretário – Valdívia Pires Lima Egler (Segmento dos Professores);
· 2º Secretário – Luisa Carneira dos Santos Sousa (Segmento Assistente à Educação)
Conselho Fiscal da APM
* 1° Titular: Priscila Caroline do Carmo Caldas (Segmento Pais)
* 2° Titular: Mércia Gomes Oliveira de Carvalho (Segmento Pais)
* 3° Titular: Dagmar Maria Paixão Machado (Segmento Pais)
Suplente:Celismar Flávio Ramiro (Segmento Pais)
Conselho de Segurança:
O conselho é um órgão autônomo, formado por representantes de todos os segmentos da comunidade escolar, com o apoio de órgãos públicos. Sua atribuição é identificar, discutir e sugerir medidas às autoridades competentes relativas aos problemas de segurança dentro da escola e no perímetro escolar.
Apoio Administrativo:
Assistentes de Educação Serviços Gerais:
· Cleide Regina Ferreira Nunes
· Laurenir Rodrigues de Sousa
· Luísa Carneiro dos S. Sousa
Assistentes de Educação Copa e Cozinha:
· Maria José Soares
Assistentes de Educação Conservação e Limpeza
· Ivonélia de Sousa Ferreira
· Dagmar Campos
· Graça de Fátima B. Santos
Asistentes de Educação Vigilância:
· Francisco Soares de Matos
· Jonas de Sousa Palmeira
· Pedro Lima Dias
Recursos Físicos
O Jardim da Infância da 308 Sul está abrigado numa construção que comporta quatro salas de aula para atender aproximadamente 200 alunos, com mobiliário adequado para atender alunos de 4 e 5 anos.
Os recursos físicos são distribuído da seguinte forma:
· Direção;
· Sala de jogos pedagógicos;
· Banheiros para o administrativo;
· Sala dos professores;
· Auditório com aparelhos para trabalhar a psicomotricidade;
· Refeitório;
· Área de serviço;
· Pátio interno com jardim;
· Quatro salas de aula, com banheiros e áreas externas individuais gradeadas;
· Parque;
· Casinhas de bonecas;
· Piscina e espelhos d’água;
Recursos Didáticos/ Pedagógicos
A escola possui um abrangente conjunto de recursos pedagógicos que dão suporte ao desenvolvimento das atividades as quais se propõem o corpo docente, em consonância com o corpo discente deste Jardim.
· TV;
· Vídeo cassete;
· Aparelho de DVD;
· Aparelho de som;
· Retroprojetor;
· Projetor de slides;
· Biblioteca ambulante;
· Biblioteca: Estante com livros no pátio interno e nas salas de aula;
· Jogos pedagógicos;
· Estante com histórias em cartaz;
· Empanada para apresentação e peças teatrais;
· Fantoches diversos;
· Estantes com jogos e brinquedos pedagógicos nas salas de aula;
· Casinhas de bonecas nas salas e no pátio;
· Quadro de giz na área externa das salas;
· Big brinquedo de plástico, no pátio interno da escola
· Parquinho;
· Bandinha (instrumentos musicais);
· Aparelhos para psicomotricidade;
· Mini cesta para basquete;
Organização Pedagógica
Educação Infantil
A Educação constitui a primeira etapa da Educação básica, conforme artigo 29 da LDB tem por objetivo “o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, completando a ação da família e da comunidade. E deve cumprir duas funções indispensáveis e indissociáveis: educar e cuidar”. (RECNEI, 2002 p.20).
O Jardim de Infância da 308 Sul tem sua organização pedagógica baseadas nas diretrizes da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal – SEE- DF, atende duas etapas da Educação Infantil, 1º e 2º períodos (pré-escola) nos turnos matutino e vespertino.
Nossas turmas permanecem por cinco horas na escola, sob a responsabilidade de um professor, que cumpre 40h de trabalho semanal, em jornada ampliada.
Diariamente os alunos são inseridos numa rotina que contempla brincadeiras no espaço interno e externo, hora do conto, roda de conversas, atividades diversificadas (organizadas de modo que todos os alunos participem), higiene (cuidados com corpo), atividades em grupo, além de, correlacionar a teoria/prática por meio de projetos e participação em eventos artísticos- culturais, saídas a campo, participação de campanhas que contextualizam a prática pedagógica.
Todas as atividades de ensino desenvolvidas por este Jardim estruturam-se em ações curriculares, na medida em que se voltam para a formação humana como um todo.
O conhecimento é visto sob uma perspectiva construtivista e as aprendizagens se dão por meio da contextualização e significância das mesmas, o trabalho com projetos favorece essas aprendizagens, por possibilitar o desenvolvimento de atitudes investigativas de forma lúdica.
A formação de valores permeia nossas ações e deve ser constante no dia-a-dia da criança. Auto-estima, cooperação, solidariedade, respeito ao próximo, compreensão e aceitação da diversidade, tolerância, senso de coletividade, responsabilidade e cumprimento de regras, aos poucos, vão se construindo através das inter-relações entre as crianças e delas com os adultos, estruturando parte do ser, do conviver e do fazer.
Cabe a escola, para atender as expectativas das crianças, tornar-se lugar dinâmico, de movimento, de atividade, da expressividade nas mais distintas manifestaçõe, assumindo seu compromisso social e estimulando o “aprender a aprender, o aprender a ser, o aprender a fazer e o aprender a conviver” e o desenvolvimento de suas potencialidades.
Atendimento aos Alunos Portadores de Necessidades Educacionais Especiais – ANEE
Em nossa escola atendemos alunos portadores de necessidades educacionais especiais, que recebem um tratamento cuidadoso para que consigam caminhar dentro de sua turma, respeitando suas limitações e o ritmo próprio de cada um, com o compromisso e a responsabilidade de que essas crianças não se sintam excluídas no contexto de aprendizagem e no convívio social e tenham prazer na busca do conhecimento, a medida que se apropriam do ambiente escolar.
Atuando frente às possibilidades educacionais e de aprendizagem de cada aluno pressupõe-se que a escola viabilize ações, quando necessárias, apropriadas às peculiaridades de cada aluno, de modo a favorecer a efetiva participação e a integração dos mesmos; como:
· Favorecer a participação nas atividades escolares;
· Agrupar os alunos de maneira que se facilite a realização de atividades em grupo e se incentive a comunicação e as relações interpessoais;
· Encorajar, estimular e reforçar a comunicação, a participação, o sucesso, a iniciativa e o desempenho do aluno;
· Organização dos períodos definidos para o desenvolvimento das atividades previstas;
· Introdução de atividades alternativas e/ ou diversificadas, além das planejadas para a turma;
· Flexibilização e dinamicidade do Currículo;
· Atuar no sentido de eliminar sentimentos de inferioridade, menos valia e fracasso.
Organização Curricular
A dimensão pedagógica do processo de aprendizagem escolar está vinculada ao currículo, organizado para orientar as ações docentes e referenciar os conteúdos a serem trabalhados dentro da perspectiva de cada modalidade de ensino.
A organização curricular tem como fundamento na prática pedagógica os princípios e valores emanados:
EDUCAÇÃO INFANTIL
O currículo, enquanto instrumento norteador do trabalho pedagógico, a ser realizado deve proporcionar à criança o desenvolvimento de competências através de uma aprendizagem significativa.
Sendo a Educação Infantil uma modalidade de ensino na qual os objetivos estão voltados ao desenvolvimento social, cognitivo, emocional, físico, psicomotor do aluno, o currículo deve ter possibilitar uma visão holística da criança, mostrando os conteúdos de forma interdisciplinar e aliado à sua função social na vida do indivíduo, apresentando três objetivos básicos:
· Construção da identidade e da autonomia.
· Interação e socialização da criança no meio social, familiar e escolar.
· Ampliação progressiva dos conhecimentos de mundo.
Abrangendo estes objetivos, o currículo de educação básica da educação infantil divide-se em dois âmbitos de experiências: Conhecimento Pessoal e Social e Conhecimento de Mundo, divididos entre os seguintes eixos:
· Identidade e Autonomia:
Fazem parte das atividades desenvolvidas neste eixo, o brincar, a participação em pequenas tarefas do cotidiano que envolvam ações de cooperação, respeito, combinados de algumas regras, identificação de pertences pelo nome, resolução de problemas por meio do diálogo, jogos, brincadeiras e músicas, que propiciem a interação entre os alunos e seus pares e com os adultos, estreitando vínculos afetivos, de modo que se contribua para novas aprendizagens e que se leve os alunos a sentirem-se autônomos, integrantes e influentes nesse espaço coletivo, que é a escola.
· Movimento:
É contemplado pelo projeto de psicomotricidade desenvolvido em parceria com os alunos de educação física da UNB, em momentos de atividades livres no parque e em sala de aula, além de atividades coordenadas e orientadas pelo professor, que envolvam o corpo (movimento/ música).
· Artes Visuais:
Abordam projeções em vídeos e slides, dramatização, manipulação de diferentes instrumentos como lápis, pincéis, giz colorido, tinta, retalhos, gravetos, sementes, diversos tipos de papéis e texturas usados na elaboração do fazer artístico, modelagem, colagem, além da utilização do próprio corpo para expressar suas experiências, idéias e sentimentos.
Práticas que ampliem o processo de apreciação, produção e criação em artes visuais são realizadas como: visita a exposições e espetáculos teatrais, práticas de leitura e releitura de imagens, etc..
· Linguagem Oral e Escrita:
As atividades são pautadas em quatro práticas: o saber escutar, o saber falar, o saber ler e o saber escrever. Eelaborar listas, produzir textos coletivos e de próprio punho, as rodas de conversa e de histórias, músicas e cânticos, os relato de acontecimentos, o contato com diferentes portadores de textos, o projeto Corujinha, as seqüências de atividades com o nome e práticas de leitura e escrita espontâneas fazem parte das práticas pedagógicas relacionadas a este eixo.
· Conhecimento Lógico- matemático:
O trabalho com esse eixo envolve contagem oral, agrupamento, classificação, seriação, e resolução de situações problemas através de atividades lúdicas que envolvam grandezas, medidas, noção de tempo/ espaço, formas geométricas.
· Natureza e sociedade:
Visa a participação em eventos culturais e atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções, que digam respeito às diferentes tradições de sua comunidade, saídas a campo para contato direto com a natureza: visita ao Zoológico, parques, jardins, exposições. Projetos sobre meio ambiente, observação de seres vivos nas mediações da escola e jardins internos da escola.
O trabalho pedagógico deve contemplar tais eixos e estabelecer estratégias didáticas que propiciem o alcance de seus objetivos, bem como o favorecimento de relações da criança com seus pares e com objeto de conhecimento de forma significativa, considerando seus saberes prévios, sua história de vida e sua cultura familiar e social.
Corpo Docente
Coordenadora Pedagógica: Elisvânia Amaro da Silva
Professoras:
Professoras:
· Andrea Maria Guimarães Trois
· Katia Falco
· Ana Josefa Guimarães Bastos
· Gilvania Roriz Fernandes de Araújo
· Katia Maria Araújo Monte
· Aline Cordeiro Lopes
· Sônia Maria Silva de Moraes Rêgo Reis
· Márcia Rita Coelho Bittencourt Cavalcanti
· Maria Consuelo da Silva Temóteo (Professora responsável pelo Projeto Corujinha)